Hoje em dia, para a maioria das pessoas, é quase impossível imaginar uma vida sem cosméticos. Quase todo mundo tem em casa diferentes tipos de produtos, como sabonetes, shampoos, perfumes, cremes, etc… E usar esses produtos já faz parte da rotina de todos nós.

 

Mas quando será que começamos a utilizar produtos em nossa pele? 

Os primeiros registros do uso de cosméticos datam de 30 mil anos atrás, na era pré-histórica, quando os homens das cavernas pintavam ou encobriram seu corpo com misturas feitas de cascas de árvores, seiva de folhas esmagadas e orvalho. 

 

Vamos falar de duas mulheres à frente de seu tempo?

 

Cleópatra e Imperatriz Wu

Duas mulheres à frente de seu tempo. Uma, a última Rainha do Egito, e outra, a única mulher na história da China que ocupou o trono imperial

O que as duas tinham em comum? Os hábitos e cuidados com a beleza e o corpo. 

 

Cleópatra é ainda hoje uma referência de feminilidade, poder, beleza e da astúcia feminina. Cleópatra, com certeza, foi e ainda é uma das mulheres mais influentes do mundo, tendo em vista seu reinado à frente do Egito antigo e dos feitos que conseguiu em vida. 

Entre seus inúmeros cuidados com a beleza, a rainha tinha o hábito de hidratar o cabelo com óleo de rícino, tomar banho em leite de burra para uma pele suave e radiante, (aparentemente, tinha 700 burras só com esse propósito) e acrescentava-lhe sal do Mar Morto, óleos essenciais, flores aromáticas e mel, aos quais muitas vezes juntava aveia para esfoliar o corpo. O leite de burra tem propriedades rejuvenescedoras e antioxidantes, e juntamente com os óleos essenciais e o mel hidratava a pele enquanto o sal do Mar Morto e a aveia a esfoliavam suavemente. Como hidratante corporal, a rainha usava o mesmo leite misturado com azeite.

Já a Imperatriz Wu era conhecida por sua aparência sem idade. Aplicava sua máscara especial três vezes ao dia, bebia chá verde, bem como, praticava meditação – maneira de acalmar a mente e promover um corpo saudável. A combinação dessas técnicas permitiu que parecesse linda e muito jovem, mesmo quando tinha 80 anos. O chá verde não é apenas um extrato útil, pois tem muitas propriedades medicinais, melhorando e desintoxicando o corpo. Sem toxinas, sem problemas = pele bonita!

Também utilizava pó de pérola moída na pele, devido a seus efeitos desintoxicantes e medicinais, limpavam, removiam rugas e manchas, além de promover uma aparência jovial.

Duas mulheres que viveram antes de Cristo e espalharam o conhecimento do autocuidado para o mundo todo! 

 

Receita do banho da Cleópatra:

 

Banho da Cleópatra:

 

Ingredientes:

 – 1 xícara de aveia em flocos finos imersa em duas xícaras de água quente.

 

Modo de fazer:

 

Deixar a aveia na água quente por alguns minutos. Depois, bater no liquidificador e peneirar a mistura. O líquido pode ser aplicado diretamente na pele como calmante ou despejado na água da banheira.

 

Obs: Pode se acrescentar óleo de amêndoas e pétalas de rosas para obter um banho relaxante e hidratante.

 

“Produtos naturais para Body & Home com elementos orgânicos que expressam a essência e o sentimento brasileiro. (15) 99707-2698
comercial@casaflorida.eco.br